O Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo

Ahá... chegaste ao cantinho do Teófilo Brás! Pois é aqui o lugar certo para todos os torcedores brasileiros curtirem as desventuras de um torcedor que vive caindo nas armadilhas da vida prosaica...
Um personagem que criei com um carinho patriótico!
Abraços da Ana Esther

Teófilo Brás
o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
 


Por onde começar? Pelo Teófilo Brás, pelo Torcedor Brasileiro ou pelo mais azarado do mundo? Dá no mesmo, pois o Teófilo Brás é o Torcedor Brasileiro mais azarado do mundo em pessoa! Sim, e ele está feliz da vida que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil... Não é de se estranhar, esta é a única possibilidade que ele, um torcedor fanático, tem para poder ir ao estádio assistir aos jogos da Copa.
O TB está tão empolgado com a proximidade do evento que até já anda vestido com as cores da seleção brasileira. Seu maior sonho na vida é um dia vir a conhecer pessoalmente o Felipão e toda a equipe, nossa, seria como ganhar na loteria sozinho. Sua ansiedade é tanta que quase só fala nisso dia e noite, a única folga que ele dá aos ouvidos dos amigos é quando está lecionando em sua escola. Ah, sim faltou dizer que o pobre do Teófilo Brás é professor!
Contudo, algo estranho vem ocorrendo que o está deixando acabrunhado. Todas as noites ele tem sonhado com um dia de jogo de Copa do Mundo e ele se preparando para ir ao estádio na maior das alegrias. E não é que de repente o sonho vira pesadelo, algo dá errado e ele termina não chegando lá a tempo! Aí, claro, sobra para seus amigos mais chegados, o Zequinha e a Juju, tentar consolá-lo...



Teófilo Brás,
o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
A Copa é no Brasil, dá pra ir de carro ao estádio!
 Ana Esther (29/06/2013)

No Café Seleção Brasileira, o tradicional local de encontro dos amigos, o Teófilo Brás está muito agitado hoje. Juju e Zequinha tentam acalmá-lo, mas está difícil.
        “Bah, tive outro sonho daqueles!”
        “Calma, TB, conta aí, como foi dessa vez, cara!” Zequinha suspira, olha para a Juju e toma um gole de café.
        “É dia de jogo do Brasil, eu na maior das alegrias pronto para ir ao estádio, a Copa é no nosso quintal!!! Pego o meu ingresso, vou para a garagem, pego o meu carro e lá me toco para o estádio...”
        “Mas tu não tens carro, TB???” Juju olha do TB para o Zequinha com cara de ponto de interrogação.
        “Pô, Juju, no sonho eu tenho, né! Bom, aí, estou bem faceiro indo pela avenida em direção ao estádio, nada me impede de chegar lá, finalmente vou realizar o meu sonho de assistir um jogo de Copa do Mundo! Ver o Felipão e todos os jogadores ali na minha frente!”
        “Dessa vez vai!” Zequinha vibra com o amigo.
        “Que nada... o sonho de repente virou pesadelo... a avenida ficou lotada de carros, ônibus, táxis, motos, bicicletas, carroças e até skates! Todo mundo indo na mesma direção e formando um baita engarrafamento de vários quilômetros que não dava vazão para o trânsito e eu ali paradão, no meu carro, desesperado, vendo as horas passarem! Eu, com o ingresso na mão e perdi o jogo! É demais pra mim...” Teófilo Brás segurava a cabeça com as duas mãos.
        “Calma, TB, isso é só um sonho. Até a Copa chegar os problemas de mobilidade urbana já estarão todos resolvidos!”Juju tentou levantar o astral do TB.
        “Será mesmo?” O TB sacode a cabeça, aflito.
        Na TV do Café Seleção Brasileira uma voz grita: “Viva o torcedor brasileiro!!!!”

 

Teófilo Brás,
o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
Tinha uma “pedra” no meio do caminho até o estádio...

Ana Esther (14/07/2013)

 
            O Teófilo Brás chegou ofegante ao Café Seleção Brasileira e despencou em sua cadeira na mesa onde Juju e Zequinha já o esperavam. Todo de verde e amarelo como se já estivesse num jogo da Copa de 2014 no Brasil, pediu um cafezinho ao garçom, deu uns beijos na Juju e uns tapinhas no ombro do Zequinha e começou a contar seu mais recente sonho...
            - Gente... foi o maior pesadelo! Como Deus é brasileiro, a Copa é aqui no Brasil então sonhei que estava indo a pé para o estádio assistir o meu primeiro jogo de Copa do Mundo!
            - Ih, TB, até aí não tem nenhuma novidade...tu sempre sonhas que estás indo ao jogo!
            - Zequinha, deixa o TB falar! E aí, desta vez ao menos entraste no estádio?
            - Não, Juju! Não é que tinha uma pedra no meio do meu caminho...
            - Explica isso aí, cara, que pedra é essa?
            - Pô, Zequinha, figura de linguagem, a pedra do poema do Drummond! No meu sonho, foi a pedra da ignorância que me impediu de chegar ao estádio. Primeiro eu passei por um rapaz pichando num muro: nóis num tem ospitau. Eu como professor, nem em sonho aguentei e tive que explicar como seria o correto, até indiquei a ele uma escola para adultos.
            - Valeu, TB foi melhor do que ir ao jogo! – Zequinha pediu uma empada para o Teófilo Brás.
            - Mas não acabou aí... passei por um cara que escrevia as ofertas no cartaz de sua fruteira: massã10 real, assaí15 real... Depois de corrigir o cartaz para ele, passei na banca do jornal e a moça errou meu troco, tive que ensinar matemática a ela...
            - Ah, mas aí eu acho que ela te passou pra trás, não era problema de matemática!!!
            - Não pode ser,Juju, prefiro acreditar que ela não soubesse matemática...
          Na TV do Café Seleção Brasileira vozes gritam: “Viva o torcedor brasileiroôôô!!!!”

 
 



Teófilo Brás,
o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
Crise de Identidades!

Ana Esther (02/10/2013)




        O Café Seleção Brasileira estava lotado mas, a mesa cativa do Teófilo Brás, da Juju e do Zequinha estava reservada para seus fiéis frequentadores! Então quando eles chegaram lá um pouco atrasados devido ao engarrafamento, ela estava lá garantida e os três tomaram seus assentos para assistirem o jogo amistoso entre o Brasil X Baixariaquistão.


        De olho na tela da TV, eles curtiam a goleada do Brasil de 7 X 0. Somente no intervalo, com um bom cafezinho é que o Teófilo Brás teve a chance de contar o seu mais recente sonho, quer dizer, pesadelo...


        - Pôxa, vocês nem imaginam que tortura foi o meu sonho.


        - Xi, TB, perdeste mais um jogo da Seleção Brasileira na Copa aqui no Brasil... – Zequinha ria sem o mínimo pudor.


        - É fica rindo, não é contigo, né! Pois desta vez eu ia indo para o estádio a pé para não ficar preso em nenhum engarrafamento...


        - E para não depender dos ônibus que demoram para chegar nas paradas... – Juju acrescentou desanimada.


        - Claro, né. Bem, então não é que passei por uma manifestação dos médicos e funcionários do Hospital Universitário que reclamavam das más condições das instalações do hospital, da falta de materiais, equipamentos e remédios, da falta de verbas, leitos, enfermeiros, médicos e funcionários, bom, vocês sabem como é. Eu assinei um abaixo-assinado para eles bem quando um grupo de mascarados apareceu e se misturou ao pessoal que fazia tudo na maior paz... Esses vândalos começaram a brigar, destruir tudo e espantaram os manifestantes dali. Ficaram só eles. Aí veio a polícia e nos prendeu, inclusive eu que só demonstrei minha opinião de apoio pela sobrevivência do Hospital tão importante!


        - Foste pra cadeia, TB? – Zequinha tomou o último gole de café.


        - Sim! E o pessoal lá não queria nem saber quem era manifestante, quem era transeunte e pensaram que todos fossem aqueles bandidos mal intencionados que surgiram com o propósito de não deixar ninguém se manifestar pacificamente...


        - Puxa, TB, que jeito mais triste de perder o jogo da Copa... mas não te preocupa não, isso foi só um pesadelo! Olha, aí vamos comemorar a vitória do Brasil contra o Baixariaquistão! – Vibrou a Juju.


Na TV do Café Seleção Brasileira alguém berrava adoidado: “Viva o torcedor brasileiroôôô!!!!”


 


Teófilo Brás,
o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo


em...


Sequestro Verde-Amarelo


Ana Esther

 (17/04/2014)


 


            - Calma, TB! O que houve? Outro pesadelo com os jogos da Copa?
            - Ai, Juju... e que pesadelo! Desta vez extrapolou. Sonhei que eu estava quase entrando no estádio para assistir pela primeira vez um jogo da Seleção do Felipão, um jogaço já de uma eliminatória. Eu vibrava pois tinha gasto os olhos da cara para ir ao estádio num ônibus de excursão para não haver nenhum imprevisto...e aí... meu Deus...
            - E aí, TB? Corta o suspense, conta logo, vai. Olha, o teu chopinho já chegou. – Zequinha passou-lhe o copo que o garçom trouxera na bandeja com as batatinhas fritas em forma de bola que o Café Seleção Brasileira passara a preparar em homenagem à Copa do Mundo no Brasil.
            - Cara, aí tocou o meu celular e era o William, aquele meu amigo inglês, que já me esperava lá dentro do estádio. Claro que falei com ele em inglês, né!
            - E qual foi o problema, TB??
            - Juju, tu acreditas que uns bandidos escutaram e pensaram que eu fosse um turista gringo, cheio de dólares?!
            - Ah, essa é boa... Com toda a tua fantasia de torcedor da Seleção Brasileira??? – Zequinha caiu na gargalhada.
            - Mas, bah, cara... Os meliantes nem se deram conta, me sequestraram ali, na frente de todo mundo. Ninguém sequer percebeu! Eles me levaram para uns matinhos perto do estádio, me depenaram, me amarraram numa árvore só com a minha cueca verde-amarela e se mandaram...
            - Pobrezinho do TB! – A Juju balançava a cabeça, com comiseração, mas comendo uma das saborosas bolas fritas de batata. – E a polícia prendeu os marginais?
            - Sei lá, Juju! Meu desespero por ter perdido o jogo foi tanto que acordei do sonho...
            Nisso, a atenção dos três amigos se voltou para a TV do Café Seleção Brasileira que mostrava um locutor alegre, berrando: “Viva o torcedor brasileiro!!!”
 
***
 
 
 
 
Teófilo Brás,
o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
 
Overbooking
Ana Esther
 (18/04/2014)
 
            E naquela mesa cativa do Café Seleção Brasileira encontrava-se o Teófilo Brás com uma cara de tragédia. Seus olhos brilharam um pouquinho, no entanto, quando seus fiéis amigos Zequinha e Juju apareceram na porta do Café.
            - Pôxa TB, viemos o mais rápido que deu depois do teu telefonema...
            - Vai contando logo TB, o que tu sonhaste agora? – A Juju foi se acomodando na mesinha onde já estavam os cafés com os pastéis de brócolis com ricota e tomate seco que os três adoram.
            - Bem, já que vocês insistem, eu conto. Ainda bem que foi só um sonho pois imaginar um entrevero desses nos nossos aeroportos é espantoso demais...
            -Então sonhaste que perdeste o voo, TB! – Zequinha riu de doer a barriga.
            - É, vai rindo, Zequinha, isso mais parece realidade do que sonho, te cuida, TB, quando chegar mesmo a Copa!
            - Nem me fala,Juju. No sonho, eu fiz tudo direitinho: marquei o voo para o dia anterior ao jogo já pra não arriscar... Mas na hora do check-in a moça me avisou que aquele voo estava cheio de overbooking e transferiu o meu só para a manhã do dia do jogo. Mas o pior foi que no outro dia eu peguei o voo para o Rio de Janeiro, tudo bem. Só que na escala em Curitiba o avião teve pane total... e aí não tinha mais lugar para tanta gente, e aí... – O TB colocou as mãos na cabeça e a sacudiu desanimado.
            Saquei, perdeste o jogo de novo! Nem em sonho consegues ver a Seleção do Felipão jogando aqui no Brasil, ah, ah, ah! – Arisada do Zequinha foi abafada por uma voz estridente na TV do Café Seleção Brasileira que gritava:
            “E viva o torcedor brasileiro!!!”
 
 
***
Teófilo Brás,
o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
 
Que macacada...
Ana Esther
 (29/04/2014)
 
            - Buáááá!!! – O TB invade o Café Seleção Brasileira aos prantos deixando os frequentadores costumeiros muito intrigados e de ouvidos em pé para escutar a razão de tamanha angústia.
            - TBzinho, senta aqui ao meu lado e conta logo o que houve.
            - Ai, Juju... tive outro pesadelo com a Copa 2014.
            - Solta aí, TB, qual foi o rolo desta vez? – O Zequinha acomodou-se melhor na cadeira para escutar o relato do amigo. Pediu uma cerveja para os três.
            - Bah, Zequinha, uma coisa horrível aconteceu contigo quase na entrada do estádio...
            - Comiiiiigo? – O Zequinha quase se engasgou. A Juju teve que dar uns tapinhas nas costas dele.
            - É isso aí... Neste sonho nós três estávamos a poucos metros da entrada do estádio para vermos o jogo do Brasil nas 8as de final. Nisso, o Zequinha...
            - Eu tive uma mega dor de barriga e nós três perdemos o jogo porque não havia ali perto um WC público! Ah, ah, ah!
            - Antes fosse só isso. Que nada. Tu foste chamado de macaco por uma gangue de vândalos. Eles nos empurraram e começaram a te surrar e te chamar de “negro fedorento”, mano! Acabamos no hospital e na delegacia de polícia...
            - Cruzes, TB... isso foi só um pesadelinho. O pior é na vida real. Eu já cansei de ser agredido por aí. Ah, e nem só verbalmente.
            - O que ainda tem de preconceito e racismo disfarçado... – O Teófilo Brás girou a cabeça e colocou a mão no ombro do Zequinha.
            A conversa dos três ficou abafada pois um freguês que aumentou o volume da TV para que todos no Café Seleção Brasileira pudessem escutar um locutor vibrante gritando: “E viva o torcedor brasileiro!”
           

 
 

 
Teófilo Brás,
o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo

em...
 
Cartão Vermelho

Ana Esther
(09/05/2014)

 

- QUASE LÁ... eu já estava sentado na arquibancada, faltava meia-hora para começar o jogo e...

- ...e... e... e... aí, TB? Acaba logo com mais esse suspense, pô! – O Zequinha fez sinal para o amigo garçom do Café Seleção Brasileira trazer cafezinho para os três amigos.

- Ah, meu Deus, outro sonho teu que vira pesadelo e que tu não realizas o teu maior desejo: ver no estádio um jogo da Copa do Mundo da Seleção Brasileira do Felipão!!!

- É isso aí, Juju... mas neste sonho eu até já estava na arquibancada... é azar demais... Eu estava sentado ao lado de um homem que o pessoal de repente começou a chamar de “político corrupto”.

- Cruzes, põe azar nisso. – O Zequinha ria com gosto da cara de sofrimento do Teófilo Brás.


- Sim! No início foi só gozação... só que tudo virou violência quando uma torcedora berrou dizendo que o pai dela morreu sem atendimento médico num hospital caindo aos pedaços por causa de corruptos como ele...


- Minha nossa... – A Juju tapou a boca com as mãos como se aquilo fosse verdade e não apenas mais um sonho do TB.


- Aí, outros torcedores começaram a reclamar do cara... até que virou pancadaria e quiseram linchá-lo! Foi um Deus nos acuda.


- E por que tu perdeste de ver o jogo? – A Juju engoliu o último gole do café.


- Porque o policiamento do estádio chegou e levou todos embora! E eu que nem havia reconhecido o tal cara fui envolvido no bolo...


- Ah, ah, ah! Acabaste na delegacia de polícia?!


- Que nada, Zequinha, pelo menos dessa eu me livrei! No meu sonho, os policiais estavam em greve e as delegacias estavamtodas fechadas...

“Viva o torcedor brasileiro!!!” – Um famoso locutor repetia aos brados na TV do Café Seleção Brasileira.
 

Teófilo Brás,
o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
 
Salário do TB 0 X 100% Inflação
Ana Esther
 (16/05/2014)
 
            - Garçom! Eu quero tudo em dobro: dois cafezinhos, duas empadas, dois croquetes, dois pastéis...
            - Credo, TB, que fome é essa? – O Zequinha arregalou os olhos ao ver a voracidade desesperada do amigo magrela.
            - Gente, eu tive outro pesadelo com os jogos da Copa 2014... de novo não consegui assistir a seleção do Felipão, o meu maior desejo...
            - Isso já virou obsessão, TBzinho. Vai comendo aí os dois croquetes e conta o que houve dessa vez.
            - Ih, Juju, foi horrível. No sonho eu tinha ido para o Rio de Janeiro porque tinha certeza que o Brasil estaria na final e...não é que realmente a nossa seleção chegou lá!!!
            - Bah! TB, e qual era o outro finalista? – O Zequinha olhou para o Teófilo Brás como se ele fosse um profeta.
            - No meu sonho dava Brasil X Austrália.
            - Sei... Bom, diz aí o que aconteceu dessa vez.
            - Pois não é que eu tinha economizado e pago com antecedência o hotel e as passagens aéreas já para não arriscar. Desta forma estava seguro de que não perderia a partida histórica... só que aí...
            - Aí? TB? – A Juju tentou pegar um dos pastéis do TB mas ele o agarrou antes e o abocanhou.
            - Como eu iria passar uma semana no Rio de Janeiro na época do final da Copa, acabei gastando todo o meu salário de professor nos 4 primeiros dias só em alimentação e transporte, vejam se pode?!
            - Não entendi, e por que perdeste a partida?
            - Ora, Zequinha, fiquei três dias sem comer, né! No dia do jogo tive que ir a pé para o estádio. Não aguentei de fraqueza e desmaiei na escadaria de acesso às cadeiras! E quando voltei a mim... estava na cama do hospital. Só vi o jogo pela TV. – E o TB devorou a última empada.
            - Mas e daí, quem foi o Campeão, TB? – A Juju mexia-se na cadeira.
            - Ah... foi...
            - E viva o torcedor brasileiro! –Alguém ligou a TV do Café Seleção Brasileira bem na hora em que um locutor berrava alegremente.
 




Teófilo Brás,
 o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...

 Voluntário Azaradão


Ana Esther

(26/05/2014)


 

            Até o garçom do Café Seleção Brasileira, já velho conhecido dos três amigos, ficou de olhos arregalados com a fisionomia desanimada do Teófilo Brás quando pegou o cafezinho que ele lhe entregava com todo o cuidado. As olheiras do Teófilo Brás eram de espantar o vivente...


            - Oh,esses pesadelos com a Copa aqui no Brasil não me deixam em paz. Tive outro apavorante esta noite.


            - Então conta rápido aí! Daqui a pouquinho passará na TV um documentário interessante sobre os patrocinadores...


            - Chega!!! Não quero nem ouvir falar nessa palavra, Juju. Foi por causa de um dos patrocinadores que eu não pude assistir ao jogo da Seleção do meu herói Felipão...


            - Pega logo uma empadinha de cogumelos e vai contando. – O Zequinha agarrou da bandeja do garçom a tigela com os quitutes tradicionais do Café e passou alguns para seus amigos.


            - Pois neste sonhadelo ou pesasonho eu havia passado dois anos inteiros ensaiando dancinhas com a turma de voluntários com o único objetivo de ter a minha chance de ver de perto a Seleção Brasileira jogando em casa! Estava tudo confirmado!


            - E aí?


            - Não é que na última hora, bem no dia da partida, um dos patrocinadores resolveu ocupar um espaço maior nas placas do campo e a minha posição na dancinha atrapalharia a visualização da logomarca deles...


            - Não acredito, TB, que azar!


            - E, Zequinha, tu acreditas que o nosso grupo que caiu fora reclamou para a organização do evento e eles só disseram que não podiam fazer nada, os patrocinadores tinham sempre razão... Quase morri, ainda bem que acordei. Mas não quero ver nunca mais aquela logomarca na minha frente...


            “E viva o torcedor brasileiro!” – Na TV do Café Seleção Brasileira um grupo de jovens voluntários apresentava uma dancinha com uma canção enaltecendo os torcedores brasileiros, ao fundo as placas com os patrocinadores apareciam em destaque... para desespero do Teófilo Brás.




 

Teófilo Brás,

 o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
                                                  em...


Pesadelo Real


Ana Esther

(12/06/2014)


 


No Café Seleção Brasileira o Zequinha e a Juju ligaram o tablet para se conectarem com o Teófilo Brás que se mandara para São Paulo com o objetivo de realizar o seu tão querido sonho de assistir um jogo da Copa do Mundo no Brasil. Um dia histórico pintando o país inteiro de verde, amarelo, azul e branco... e a conexão lenta da banda larga deixou os amigos desesperados sem saberem o que estava acontecendo com o Teófilo Brás.


Quando finalmente conseguiram se comunicar com o amigo eufórico deram com sua cara de enterro. Com toda a barulheira no Café após a vitória no jogo Brasil 3 X 1 Croácia, eles escutaram boquiabertos o que o Teófilo Brás lhes contou chorando aos borbotões.


- Buáááá... buáááá! Eu não acredito, o meu sonho realmente virou pesadelo. Eu já estava no Itaquerão, assisti a festa de abertura, que eu pensei que estaria cheia dos meus artistas favoritos, mas no fim apareceram uns gringos por lá...


- Pois é, né, TB, desperdiçamos uma chance aguardada há 8 anos para mostrar tantos artistas maravilhosos do nosso Brasil...


- É o que eu pensei,Juju. Mas então, quando o público vaiou as autoridades, um pessoal ali perto de mim seguiu vaiando bem furiosos.


- Nossa, TB, que horror.


- E foi aí, Zequinha, que começou um baita tumulto e não é que os policiais apareceram e retiraram os caras dali e...


- Eles têm que impedir a violência nos estádios, né, TB! – A Juju comentou com a boca cheia de pastel de siri.


-Tô sabendo, só que eles me levaram junto pensando que eu também fosse do grupo! Levaram a gente para uma sala e nos encheram de perguntas, nos ficharam e quando acreditaram que eu não havia feito nada...


- Te liberaram, TB!


- Sim, Juju, mas aí o jogo já tinha terminado e eu não vi a nossa Seleção jogar!!! Não realizei o meu sonho de ver os convocados do Felipão... buáááá... Eu esperei8 anos por isso, é muito azar...


- É, e o pior é que agora NÃO foi sonho, foi a mais pura verdade. – Zequinha balbuciou triste, olhando para a Juju que balançava a cabeça inconsolável.


“E viva o torcedor brasileiro!” – Todos ali no Café Seleção Brasileira escutaram o locutor berrando, com os olhos grudados na telinha da TV.



Teófilo Brás,
 o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
 
Manifestação do Azar
Ana Esther
 (17/06/2014)
 
          Parece mentira, mas não é! A Juju e o Zequinha, bem acomodados em sua mesinha cativa no Café Seleção Brasileira, assistiam a transmissão do jogo entre o Brasil eo México em clima de festa até que...o Zequinha identificou o uniforme do Teófilo Brás entre o pessoal bloqueado pela polícia que tentava dissipar uma manifestação nas proximidades do estádio.
         - Juju! Olha só, é o TB ali empacado entre a polícia, os carros e os manifestantes...
         - Não é possível... falta 5 minutos para começar o jogo! Acho que ele não conseguirá chegar a tempo no estádio.
         - E a coisa está perigosa ali... Minha nossa, uma bomba de gás lacrimogênio atingiu o Teófilo Brás! – O Zequinha começou a discar o número do Teófilo Brás no celular pois a imagem das manifestações contra os gastos bilionários com a Copa no Brasil foi subitamente cortada para o início do jogo. No estádio, os torcedores já cantavam o Hino Nacional em apoio emocionante aos jogadores do grupo do Felipão.
         - Ai, coitadinho do TB, será que ele não vai conseguir ver essa partida também??? – De olhos colados na TV, a Juju tentava ouvir a conversa do Zequinha com o Teófilo Brás no celular.
         - TB, o que está havendo aí?
         - Ai, ai, ai... estou trancado aqui há horas por causa do confronto entre o Esquadrão de Choque e os manifestantes locais. E sobrou pra mim o gás lacrimogênio. É uma sensação horrível, Zequinha. E o jogo?
         - Ih, cara! Já começou. Está zero a zero ainda...
         - Mas do jeito que a coisa está por aqui, acho que eu não chego ao estádio...
         - Deixa que a Juju e eu ficaremos te telefonando para te contar o jogo, TB!
         - Grande consolo...
         E assim, o Zequinha e a juju volta e meia ligavam para o Teófilo Brás com as novidades do doloroso empate sem gols.
         - Garanto que se eu estivesse lá no estádio torcendo, o resultado da partida teria sido outro, nós golearíamos o México!!!
         - Sei... – A Juju ia começar a responder para o Teófilo Brás mas foi ruidosamente interrompida pela repórter que gritava na TV do Café Seleção Brasileira:
         “E viva o torcedor brasileiro!!!”


Teófilo Brás,
o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo

em...

Cambista Desmancha-prazeres

Ana Esther
(23/06/2014)

 
         Dia de jogo da Copa 2014 em Brasília, o Brasil inteiro comemorando o apito final com vitória do Brasil. E no Café Seleção Brasileira, o Zequinha quase se engasgou com a empada de cogumelos com castanhas de caju quando viu na TV um repórter entrevistando o Teófilo Brás sobre a ação dos cambistas na entrada do estádio no jogo entre a seleção do Brasile a de Camarões. A Juju ficou paralisada, com a boca escancarada.

         - O senhor, então, foi mais uma vítima dos cambistas? – Indagou o repórter que já entrevistara outros torcedores que já haviam feito denúncias.

         - Mais ou menos isso. – O Teófilo Brás declarou com lágrimas escorrendo pelo rosto. – Primeiro eu fui roubado por algum trombadinha que me deu um empurrão e surrupiou da minha mão meu ingresso enquanto eu estava na fila...

         - Que barbaridade! Assim no mais, na frente de todos?

         - Sim, na maior cara de pau. E saiu correndo no meio da multidão. Depois do susto, eu tentei correr atrás dele mas o perdi de vista e...

         - E então o senhor resolveu comprar outro ingresso com um cambista? – O repórter franziu os lábios.

         - Não! Eu sou professor, nem teria dinheiro para isso! É que eu, de repente, enxerguei o trombadinha falando com um cara e corri até eles. Quando cheguei lá, ele deu no pé mas o cambista já estava com o meu ingresso e teve a audácia do bofe de me oferece-lo pelo triplo do preço!

         - E o senhor, o que fez?

         - Nem pude fazer nada, a polícia chegou e nos pegou “em flagrante”. Até eu explicar como tudo aconteceu...

 

         - Juju, eu não acredito! O pobre do TB não conseguiu ver o jogo de novo...

         - Credo, tá difícil realizar o sonho dele de ver a nossa seleção jogar aqui em casa, na nossa Copa...

         “E viva o torcedor brasileiro!” Após as entrevistas, apareceu na TV do Café Seleção Brasileira um locutor gritando, animadíssimo com a vitória do grupo do Felipão de goleada contra Camarões.




 

Teófilo Brás,
 o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
  em...

Por Água Abaixo

Ana Esther

 (05/07/2014)


 

         - Oh, não! Decisão por pênaltis... eu daria tudo para estar lá no estádio testemunhando este momento histórico para a Seleção Brasileira... E o pior é que eu poderia estar lá senão fosse... oh, meu Deus!
         - Conta aí, Seu TB, por que o senhor perdeu de ir ao estádio dessa vez? – O garçom do Café Seleção Brasileira, já conhecido dos três amigos, tinha “Curiosidade” estampada no rosto.
         - Nem me fale. Eu tinha o ingresso, as passagens, hotel reservado, tudo direitinho para ver o jogo! Acontece que eu sou Bombeiro Voluntário e com as enchentes que alagaram o Estado eu fui chamado pela Defesa Civil para ajudar a população flagelada.
         - É, o nosso amigo aqui além de professor é também um bombeiro heroico. – O Zequinha elogiou o Teófilo Brás ainda com a boca cheia de croquete de javali.
         - Ah, mas e como é que o senhor está aqui agora vendo o jogo pela nossa TV?
         - Pois não é que, na pressa de ir para os salvamentos, eu me esqueci de tirar da minha mochila a pastinha contendo toda a papelada da viagem para Brasília... e quando eu estava no bote remando pelas ruas alagadas da cidade acabei derrubando, sem perceber, a mochila dentro d’água! Que horror, perdi tudo!!!
         - Mais uma vez o nosso TB perdeu a chance de ver a Seleção do Felipão jogando a Copa do Mundo aqui no Brasil...
         - É, Juju, o meu sonho mais querido foi por água abaixo junto com os pertences daquelas milhares de pessoas afetadas pela enchente. Eu só não me desespero mais porque sei que ajudei muita gente sofrida com esses alagamentos e isso já é um grande consolo.
         - É isso ai, TB. Mas fica alerta, pois o pessoal nunca resolve esse problema e a qualquer momento vem mais tragédia aí pela frente. – O Zequinha deu uns tapinhas no ombro do amigo.
         “E viva o torcedor brasileiro!” Um locutor gritava com grande alegria na TV do Café Seleção Brasileira segundos antes do início da decisão do jogo entre Brasil e Chile por pênaltis.


Teófilo Brás,
 o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...

Sonhos Despencados

Ana Esther
 (05/07/2014)

 
         - Felipão, me ajuda! Meu maior sonho é ver a Seleção Brasileira jogar num estádio aqui no Brasil!!! E agora eu estou preso nesse ônibus devido à queda desta ponte ainda inacabada. É muito cruel... – O TB foi às lágrimas ao dar seu depoimento emocionado ao repórter que o entrevistava.
         - Zequinha! Não acredito, é o TB de novo sendo entrevistado na TV...
         - Cruzes, Juju, é mesmo. O TB está no ônibus que caiu junto com a ponte que desabou na rodovia. O coitado estava indo em busca do sonho, ia ver o jogo entre o Brasil e a Colômbia...
         - Ih, pelo que o repórter está dizendo vai levar um tempão para o pessoal remover o ônibus sem perigo para os passageiros.
         - É, esta é mais uma daquelas obras para a Copa aqui no Brasil que tem problemas. Que coisa triste. Qual será a causa da queda destas obras?
         - Eu também gostaria de saber, Zequinha... Mas por enquanto a única coisa que eu sei é que mais uma vez o TB deixará de realizar o sonho dele de assistir a uma partida da Seleção do Felipão jogando num estádio aqui na Copa do Brasil...
         - É mesmo. Ah, e eu espero que pelo menos o TB seja levado para um hospital bom...
         “E viva o torcedor brasileiro!” Berrou o locutor na TV do Café Seleção Brasileira minutos antes do jogo.





Teófilo Brás,

 o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo

em...

Promessas e Mais Promessas


Ana Esther

 (10/07/2014)

 

       Dia do jogo entre Holanda e Argentina para decidir qual dos times segue para a final da Copa 2014 no Brasil. Poucos clientes bateram o pontos no Café Seleção Brasileira para assistir o jogo e entre eles estavam o Zequinha, a Juju e até o Teófilo Brás! Ele já retornou de sua trágica passagem por Belo Horizonte e ainda está chorando...
       - Ai, quanta desgraceira! Pior que ver a seleção da Argentina se classificar para a final no Maracanã só o meu fiasco no Mineirão!
       - Calma, TB, o fiasco foi da seleção e não teu! – A Juju abraçou o amigo tentando consolá-lo.
       - O 7 X 1? Isso é fichinha perto do vexame que eu passei no acesso ao estádio e que me fez perder novamente a oportunidade única de ver com os meus próprios olhos aquela partida histórica/sinistra. – O Teófilo Brás girava a cabeça, inconsolável.
       - Não acredito, TB! O que pode ser pior do que a vergonha do 7 X 1?
       - Pô, Zequinha, a minha pouca vergonha de ter acreditado no discurso dos candidatos que já alardeavam suas candidaturas para as eleições deste ano. Fiquei fascinado com as promessas que eles faziam para a educação se eu votasse neles: 10% do PIB para a Educação; 100% de aumento para os professores; triplicar o número de escolas e universidades públicas pelo país inteiro...
       - Ah, ah, ah! Eles prometem isso em todas as campanhas, TB. Como é que tu foste acreditar nesta baboseira?
       - Pois é,Juju, isso sim é que é vergonhoso para o país... Perder uma partida de futebol, mesmo de goleada, pode até ser engraçado!
       - Tá maluco, TB? – O Zequinha deu um empurrão no ombro do amigo.
       - Maluco eu fui em ficar lá escutando aquelas promessas... até esqueci a hora do jogo! Aí, de repente, vi um monte de gente saindo do estádio. Só então olhei o relógio, era meio cedo, o primeiro tempo não tinha nem terminado!
       - E por que tu não correste até o estádio para ver o final da partida? Terias realizado o teu sonho, ou pesadelo!!! Eh, eh, eh... – O Zequinha riu com o canto da boca.
       - Eu até tentei... mas não resisti, tive que consolar várias criancinhas que passavam por mim chorando, desesperadas com os 5 X 0 do jogo até aquele momento.
       “E viva o torcedor brasileiro!” Com uma voz discretíssima, o locutor falou na TV do Café Seleção Brasileira encerrando a transmissão do jogo de classificação da seleção da Argentina para a final contra a seleção da Alemanha.


 

Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo

em...

Este Time Está Fora de Área...

Ana Esther
 (12/07/2014)

 

Somente os frequentadores mais, e bota ‘mais’ nisso, fiéis ainda se reuniram no Café Seleção Brasileira para assistir ao jogo da decisão da Copa do Mundo 2014 no Brasil: Argentina X Alemanha. Um jogo carregado de baixo astral para a torcida brasileira.

No clima da espera da malfadada partida entre uns cafezinhos, uns quitutes e muitas lágrimas o Teófilo Brás relatava os detalhes de mais um jogo da Seleção Brasileira que ele não conseguiu assistir, um jogo que deu ao Brasil um envergonhante quarto lugar na competição que sediava. Um Mineiraço após 64 anos do dolorido Maracanaço.

- Era a minha última chance de realizar o meu sonho de ver uma partida da Seleção do Felipão jogando a Copa no Brasil 2014... – O Teófilo Brás retirou da cabeça o chapéu de torcedor para secar com ele as lágrimas que rolavam em abundância de seus olhos. – Só pode ser macumba que fizeram contra mim. Um baita olho grande que me detonou.

- Sai dessa, TB! Até foi melhor não teres visto aquela derrota de 3X0 para a Holanda! Cruz credo! – Zequinha se benzeu todo e emborcou o segundo cafezinho da tarde.

- Não me conformo. Sabe o que é estar QUASE chegando ao estádio e de repente... PUF! Cair num baita buracão na calçada?!?!

- Que azar, TBzinho. – A Juju passou a mão na cabeça do amigo, consternada.

- É, eu estava tão entusiasmado olhando o palco do único jogo que eu veria após tantos revezes que não percebi uma obra inacabada na calçada e caí no fundo do buraco. Berrei o que deu, pedi por socorro, mas ninguém me viu. Lembrei-me de chamar ajuda pelo celular... mas é...

- ...óbvio que num buraco ele não funcionou!

- Viraste vidente, Zequinha? – O Teófilo Brás fingiu surpresa e continuou. – Eu já estava rouco, quase sem voz de tanto me esganiçar quando, finalmente, me ouviram e chamaram os bombeiros para me resgatarem.

- E aí já era tarde demais para ir ao estádio amargar in loco o nosso quarto lugar... –A Juju riu para não chorar.

- O pior é que é bem isso aí. Tantos anos sonhando em ir ao estádio ver a Seleção Brasileira jogando a Copa no Brasil, tudo por água abaixo.

- Ih, TB, vais ter que te contentarem ver a Argentina ou a Alemanha brilhando no nosso quintal.

- Que nada, Zequinha! Agora o meu maior sonho é testemunhar o mais esperado título da Seleção Brasileira: o inédito OURO OLÍMPICO... Já estou me preparando para ir aos jogos do Brasil na Olimpíada no Brasil em 2016. Finalmente o Brasil será Ouro em 2016!!!

Incrédulos, o Zequinha e a Juju se entreolharam, balançaram a cabeça e berraram em coro:

“E viva o torcedor brasileiro!”

 

Teófilo Brás,
 o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
Promessas de Ano Novo
Ana Esther
(31/12/2014)
 
31 de dezembro de 2014.
O Tófilo Brás, a Juju e o Zequinha marcaram o último cafezinho de 2014 no Café Seleção Brasileira. A Juju e o Zequinha revelaram suas promessas para 2015... mas o Teófilo Brás não estava muito entusiasmado para contar sobre suas misteriosas promessas.
- Tá bom, ta bom, eu conto! - Ainda hesitante, o Teófilo Brás concordou em explicar suas intenções para o ano vindouro. – A minha grande promessa é sobreviver a 2015 para que eu possa finalmente ver a Seleção Brasileira ganhar o Ouro Olímpico no Rio de Janeiro...
- Ah, ah, ah! Esse TB... por que tu dizes “sobreviver a 2015”? – A Juju perguntou com cara de intrigada e bebeu o cafezinho.
- Bem, é que... se eu contar as minhas outras promessas vocês entenderão tudo. Eu prometo em 2015:
·         comer menos para economizar no supermercado;
·         tomar banho só nos domingos para economizar na conta da água;
·         não ver TV, não passar roupa, carregar o celular no shopping e só usar o computador em wi-fi na rua para economizar na conta da luz;
·         só ir a pé para o trabalho para economizar no ônibus com tarifa reajustada depois das eleições;
·          não deixar a inflação engolir o meu salário de professor antes do fim do mês;
·         Fazer uma poupança para poder ir à Olimpíada no Rio de Janeiro...
 
Boquiabertos, os amigos do Teófilo Brás terminaram seus cafezinhos com lágrimas brotando de seus olhos. Quando a Juju ia abrir a boca para consolar o Teófilo Brás, uma “voz de replay” gritou no programa da Retrospectiva 2014 na TV do Café Seleção Brasileira:
“E viva o torcedor brasileiro!”


Foto: Ana Esther - o boneco do Teófilo Brás promete bombar em 2015! 

Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...


Rumo ao Ouro Olímpico?


Ana Esther
 (25/09/2015)


          De volta ao Café Seleção Brasileira, o Teófilo Brás chega cabisbaixo e junta-se aos  fiéis amigos Zequinha e Juju. Senta-se à mesa com cara de funeral e chama o garçom.

            - Gildásio! Uma rodada de cafezinhos aqui para nós, por favor.

            - Nossa, TBzinho, o que houve? – Juju olhou do Teófilo Brás para o Zequinha arregalando os olhos.

            - Os terríveis pesassonhos ou sonhadelos com os jogos da Seleção Brasileira voltaram! Já estou sonhando que não conseguirei assistir um jogo da seleção na Olimpíada do Rio 2016 –o meu maior sonho de ver o time do Dunga ganhar, finalmente, o Ouro Olímpico INÉDITO.

            - Credo, TB, falta tanto tempo ainda. O que sonhaste?

            - Ai, Zequinha, no sonho eu estava na fila para entrar no estádio para ver o primeiro jogo da Seleção Brasileira de futebol masculino na Olimpíada do Rio 2016, faceiro da vida, quando o meu ticket foi bloqueado e logo os seguranças me agarraram e me levaram para uma saleta especial...

            - O ingresso era falso, TB? – A Juju mal continha o riso.

            - Que nada... a leitura do ingresso no computador dizia que o meu nome era o de um político corrupto foragido, procurado pela Polícia Federal e pela Interpol!
            - Cruz, credo, TB! E tu eras?
            - Claro que não, Zequinha, nem em pesadelo! Depois de muito checar no computador e eu provar por A + B que não era nem político e muito menos corrupto, o Chefe da Interpol descobriu que os meus documentos haviam sido clonados... e que o corrupto já havia até saído do Brasil usando os meus dados!
            - Seu TB, aqui estão os cafezinhos!
            - Obrigado, Gildásio.
            - Gildásio não, Seu TB, que isso é até bullying, me chama de Gil, vai!
            - Bullying? É, é isso o que fizeram comigo no sonho. Perdi o jogo da Seleção Brasileira rumo ao Ouro Olímpico por ser confundido com um corrupto!
            Quando a Juju ia consolar o Teófilo Brás, o locutor de um programa esportivo que passava na TV do Café Seleção Brasileira berrou: “Viva o torcedor brasileiro!”  




Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
Ódio nas Redes Sociais
Ana Esther
 (02/08/2016)
 
            Os três amigos reuniram-se no Café Seleção Brasileira para a inauguração da decoração no período da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro. Foram atraídos pelo novo Menu Olímpico tão alardeado pelo já amigo deles, o garçom Gildásio. Devido ao novo menu e ao clima olímpico, até o dono do Café anda animadíssimo com a possibilidade dos Jogos lhe renderem algum lucrinho extra pois, o Café Seleção Brasileira está numa crise financeira gigantesca, quase pedindo falência...
            - Gildásio, vê aí pra nós três Cafés Medalha de Bronze pra começar a rodada! – Zequinha fez o pedido dos cafezinhos pequenos que adquiriram nome pomposo no novo cardápio do Café.
            - Hum, Zequinha, acho que nem o Café Medalha de Ouro me animaria hoje...
            - Xi, TB, mais um pesassonho? Olha, que os Jogos Olímpicos estão quase começando... – A Juju percebeu que a cara de desânimo do Teófilo Brás só podia estar relacionada com a Olimpíada.
            - É, Juju, com a proximidade dos Jogos, venho tendo pesadelos todas as noites!Agora sonhei que eu havia postado na minha rede social que eu estava muito alegre por, finalmente, poder assistir a um jogo da Seleção Brasileira Masculina de Futebol do Brasil rumo ao inédito Ouro Olímpico!
            - E qual é o problema disso? Por que virou pesadelo? – O Zequinha perguntou ainda consultando os preços do Menu Olímpico.
            - Pôxa, vocês nem imaginam a raiva que a postagem gerou no pessoal. Tinha gente, meus amigos de infância, outros até parentes... me xingando de tudo! Que eu era machista porque só torcia pra seleção masculina; que eu era alienado em torcer para o Brasil numa época de crise política e financeira; que eu era fútil; que eu só pensava em futebol enquanto havia desvios bilionários com as obras olímpicas; que eu nem pensava no legado trágico para a saúde e educação com as roubalheiras... E brigavam comigo como se eu tivesse culpa por tudo de ruim que havia no mundo!!!
            - Calma, Seu TB, eu também já fui muito ofendido nas redes sociais porque sou um vegano que vende produtos feitos com carnes aqui no Café... – O Gildásio meteu o bedelho na conversa quando trouxe os cafezinhos Medalha de Bronze.
            - É mesmo, o ódio nas redes sociais está atingindo proporções alarmantes... – A Juju comentou enquanto mostrava ao Gildásio o seu pedido de Pastel Paraolímpico, o pastel vegano, sem nada de fonte animal, que já estava sendo vítima de agressivos comentários politicamente corretos.
            - Pois é... Então o ódio cresceu tanto que o pessoal resolveu deletar o meu perfil da rede... – O Teófilo Brás suspirou com um jeitão de Torcedor Brasileiro Mais Azarado do Mundo.
            - E o pesadelo é só isso?Tinhas que dar graças a Deus que esse pessoal tão cheio de rancor no coração tivesse se afastado de ti!
            - Tens razão, Juju. O pesadelo foi o fato de ser o dia de um jogo da seleção que eu iria assistir. Só que, como eles deletaram o meu perfil eu simplesmente sumi!
           - Sumiste? – A Juju, o Zequinha e o Gildásio falaram em coro, espantados.
            - Sem estar na rede social eu não existia mais, eu não era ninguém... E se eu não existia mais... eusimplesmente não poderia ir ao jogo, né!
            - Que horror, TB. Ainda bem que foi só pesadelo. Na vida real não é assim!!! – O Zequinha falou com um tom de hesitação na voz.
            Os quatro ficaram se olhando pensativos por longos segundos. Foi o grito do repórter esportivo, na TV do Café Seleção Brasileira, que os trouxe de volta de seus pensamentos.
            - “Viva o torcedor brasileiro!!!”
 
 
 
Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo

em...

Impeachment para o Ouro Olímpico...

Ana Esther
(02/08/2016)

 

            Dia de grande movimento no Café Seleção Brasileira com os participantes do Simpósio Internacional de Literatura Infantil, estavam adorando as delícias do Menu Olímpico. Porém, a mesa cativa do Teófilo Brás, da Juju e do Zequinha estava reservada para eles! E eis que os três chegaram juntos, abraçados ao Teófilo Brás que vinha com o rosto pálido e mãos trêmulas...

            - Oh, Seu TB, o que houve? – O garçom Gildásio foi logo puxando uma cadeira.

            - Obrigada, Gil! – O Teófilo Brás despencou na cadeira oferecida. – Estou ainda muito nervoso com o pesadelo tenebroso que tive esta noite, não consegui mais dormir...

            - Hum, eu sugiro então que em vez de tomar o seu tradicional Café Medalha de Bronze tome o nosso Chá Calmante Nado Sincronizado, é com camomila e maracujá!

            - Podes trazer sim, Gil, vou precisar.

            - Hum, TBzinho, chamando o Gildásio de Gil! Deves estar mesmo muito mal, eh, eh! – A Juju ria junto com o Gildásio e lhe mostrava no cardápio o Café Medalha de Prata e um sanduiche Peso Pesado de atum com azeitonas pretas.

            - Desembucha logo, TB, qual foi o pesadelo desta vez? Sonhaste que a Olimpíada seria cancelada por falta de verbas, ah, ah, ah?– O Zequinha ria segurando sua barriga.

            - Antes fosse!Sonhei que me dirigia a pé para a Vila Olímpica vestindo o meu uniforme de torcedor da Seleção Brasileira, bandeira do Brasil e tudo.Aí, passei por um grupo de manifestantes berrando “Fora Temer!” Quando me viram de verde e amarelo, caíram em cima de mim me espancando.A minha camiseta ficou vermelha com o meu sangue, cruzes... Nem quiseram me ouvir,

            - E depois disso acordaste?

            - Que nada, Juju, consegui escapar e corri desesperado parecendo um maratonista... Nisso, pedi ajuda a um pessoal. Pior viagem, eles gritavam “Fora Dilma!” e ao me verem de camisa vermelha com estrelas me chamaram de tantos palavrões que eu nem conhecia e já iam me agarrar para me espancar quando me desvencilhei e saí correndo...

             - Foi aí que tu acordaste?

            - Ainda não, Zequinha! Quando eu pensei estar a salvo e próximoà Vila Olímpica, fui vítima da ira de manifestantes contra o Uber, manifestantes contra a violência nos morros, manifestantes contra a matança de policiais, manifestantes contra os traficantes de armas e drogas... Eu só consegui escapar dos manifestantes por melhores salários para os professores porque eles estavam mal nutridos e muito fraquinhos, só conseguiam balbuciar as palavras de ordem. Quando pensei que o inferno houvesse chegado ao fim, as tropas especiais de segurança dos Jogos Olímpicos me viram naquele estado deplorável e julgaram que eu fosse um homem-bomba tentando me explodir na Vila Olímpica.

            - Credo, Seu TB, mas aí o pesadelo acabou?

            - Que nada, Gildásio, eu só fui acordar em desespero total quando a Polícia me trancafiou na cadeia e apressados, os policiais foram assistir ao jogo da Seleção Brasileira...

            No celular do Gildásio, um aplicativo da Olimpíada foi ativado com uma gravação berrando: “E viva o Torcedor Brasileiro!”



 
Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
A Onda Olímpica

Ana Esther
 (02/08/2016)

        - A Olimpíada está quase aí, Seu TB! E o espírito olímpico, já ”baixou”? – O Gildásio acompanhou o Teófilo Brás até a mesa onde já estavam a Juju e o Zequinha.

        - Quem me dera, Gildásio, estou amedrontado com tantos pesadelos, nem em sonho consigo assistir um jogo da Seleção Brasileira de Futebol! – O Teófilo Brás foi sentando ao lado dos amigos que já saboreavam seus cafésna mesa cativa do Café Seleção Brasileira.

        - Pela madrugada, TB, tendo pesadelos todas as noites vais ficar com depressão!

        - Era só o que me faltava, Zequinha. Essa noite a coisa foi séria. Sonhei que eu iria finalmente ver um jogo da Seleção Brasileira de Futebol rumo ao Ouro Olímpico. Não parecia haver nada de errado dessa vez. Ledo engano... Eu pedalava a minha bicicleta rumo à Vila Olímpica quando...

        - Ah, não, TB, a tal da ciclovia que ruiu por causa daquela baita onda... Tu não precisas te preocupar com isso, pois na vida real a ciclovia ainda está interditada! Gil, vê um Café Medalha de Bronze e umas Barras Assimétricas de Chocolate pro TBzinho por minha conta. – A Juju acomodou-se melhor na cadeira para ouvir o pesadelo do Teófilo Brás.

        - Obrigada, Juju! Mas não foi bem isso. No meu sonho eu fui atingido por uma onda de lama da barragem de Mariana que chegou até o Rio de Janeiro bem durante as Olimpíadas.

        - Bah, TB, aí tu estás exagerando! Ô Gil, me vê aí um Café Medalha de Ouro!

        - Todo o pesadelo é meio exagerado, né, Zequinha. Por isso mesmo é pesadelo. Mas aí, a lama poluída dos metais pesados já estava quase me afogando quando eu fui salvo por um grupo de manifestantes a favor da preservação do meio ambiente...

        - Oh, não, e eles começaram a te espancar?

        - Não, Zequinha... eles começaram a se dissolver devido à toxicidade altíssima da lama. E como eu estava junto com eles naquela lama, eu também comecei a me dissolver!

        - Calma, Seu TB, foi só um pesadelo. Coloque as Barras Assimétricas de Chocolate no café que elas derretem legal!!! – O Gildásio tentou consolar o Teófilo Brás dando uns tapinhasem seu ombro.

        - GILDÁSIO!!! Nem PENSAR em derreter, dissolver...

        - TB, te acalma senão tu vais ter um treco e aí, sim, perderás mesmo os jogos da Seleção Brasileira...

        - A Juju tá certa! Oh, deem só uma olhada na TV, estão falando sobre os Jogos Olímpicos. – O Zequinha apontou para a TV do Café Seleção Brasileira. Na tela, uma multidão de voluntários ensaiava o grito da torcida olímpica: Viva o torcedor brasileiro!!!

 

Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
Apagão da Chama Olímpica

Ana Esther
 (04/08/2016)

 
         Quinta-feira, quatro de agosto de 2016, aJuju e o Zequinha saboreiam seus Cafés Medalha de Bronze em sua mesa cativa no Café Seleção Brasileira assistindo o primeiro jogo da Seleção Masculina de Futebol contra a Seleção da África do Sul. Durante o intervalo do jogo, o garçom Gildásio, levou-lhes mais uma rodada de cafés e indagou-lhes sobre a ausência do Teófilo Brás...
         - Xi, Gil, o TB se tocou todo animadão para o Rio de Janeiro para realizar o sonho de assistir pelo menos um jogo da Seleção Brasileira “rumo ao Ouro Olímpico” como ele enche a boca pra falar! – O Zequinha acomodou-se melhor na cadeira.
         - Ah! Tomara que o pobre consiga dessa vez!
         - Cruza os dedos, Gildásio! Ele merece concretizar este sonho e... – A Juju interrompeu-se ao ver um rosto familiar na TV. – Gente! Não é o TB na TV???
         Todos se voltaram para a TV do Café. Lá estava o Teófilo Brás sendo filmado. Ele aparecia se debatendo agarrado por policiais. Um repórter correu para pegar o depoimento dele antes que o colocassem no camburão.
         - Não fui eu quem jogou água na Tocha Olímpica! Eu estava indo para o aeroporto pegar o meu voo para Brasília pra assistir o jogo da Seleção Brasileira. Alguém me empurrou e jogou o balde por cima de mim...
         A reportagem ainda mostrou o carro levando o Teófilo Brás embora. O repórter então informou os telespectadores o resultado da investigação deste fato que ocorrera na véspera quando da chegada da Tocha Olímpica à cidade do Rio de Janeiro entregue ao Prefeito pelos atletas olímpicos Lars e Torben Grael. Poucas horas depois, durante a cerimônia do revezamento da tocha, ocorreu este ato desesperado de protesto. Porém, uma câmera de vigilância da rua registrou todo o acontecimento e verificaram que o torcedor dizia a verdade.
         Nisso, o telefone do Zequinha tocou. Era o Teófilo Brás...
         - TB? Cara, onde é que tu andas, estás bem? Nós acabamos de ver na TV que acharam que tu tinhas jogado água na Tocha!
         - Zequinha, eu estou bem, sim... Mas não pude ir pra Brasília, pois só me soltaram agora, passei a noite detido! Mais um jogo que eu não consigo assistir!!! E agora não foi pesadelo...
         - Bom, TB, não estás perdendo grande coisa, pois não estamos jogando muito bem e não há jeito de desempatarmos... Acho até que o placar não vai sair dos 0 X 0. – O Zequinha teve que passar o celular para a Juju que ansiava em falar com o amigo azarado.
         - TBzinho, te cuida por aí, tens que conseguir assistir o próximo jogo!
         - Vou comprar uma figa de amuleto pra me proteger, Juju! Tchau pra vocês!
         Os amigos entreolharam-se e explodiram numa gargalhada compulsiva. Na TV, o comentarista com voz de desânimo já gritava: “Viva o torcedor brasileiro!”

 

Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
Barrado no Jogo do Brasil
Ana Esther
 (23/08/2016)
 
            Primeiro domingo olímpico e com jogo da Seleção Brasileira Masculina de Futebol? É claro que o Zequinha e a Juju se tocaram para o Café Seleção Brasileira que precisou estender o seu horário de funcionamento durante o período da Olimpíada do Rio devido aos loucos horários noturnos de certos jogos. Os dois pediram ao fiel garçom Gildásio cafés Medalha de Ouro e uma reforçada Tábua de Frios Levantamento de Peso entusiasmados com o telefonema que recém haviamrecebido do Teófilo Brás...
            - Bah, Zequinha, desta vez nada mais vai impedir o TB de realizar o bendito sonho dele de assistir a uma partida da Seleção Brasileira rumo ao inédito Ouro Olímpico!
            - Nem me fala,Juju, esse sonho do TB pra mim já é um pesadelo. Já perdi a conta do que já sofri com tantas frustrações do tal sonho! Mas agora não tem mais jeito, ele já tá em Brasília, na fila,quase entrando no estádio! Dessa vez ele vai ver a partida... mesmo que seja uma derrota,ah, ah, ah... – E o Zequinha e a Juju caíram juntos na gargalhada.
            O jogo Brasil X Iraque começou e nada de gols. No intervalo, os dois pediram uns chopes Espírito Olímpico para encararem o segundo tempo. Ligaram para o TB querendo sabersobre a atmosfera no estádio. O celular chamou, chamou, mas o TB não atendeu. O Gildásio sugeriu ser bem provável que o TB estivesse tão faceiro em meio àgalera quem nem escutasse o som do aparelho. O jogo recomeçou... eacabou em mais um tenebroso 0 X 0.A melancolia no Café Seleção Brasileira só foi quebrada quando o celular do Zequinha soou.
            - Zequinha, não pude ver o jogo de novo... – E o Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro Mais Azarado do Mundo desandou a chorar convulsivamente.
            - Meu Deus, calma aí, TB. O que houve dessa vez, cara?
            - Buá, buá, buá... – O TB só chorava. Quando o acesso de choro passou, ele explicou tudo aos borbotões. – Quando eu passei o meu ingresso na entrada,ele foi rejeitado! Era falso! Deu uma confusão danada, me levaram para uma sala,buá, buá! Eu jurei que o havia comprado no site oficial da Olimpíada. Demoraram um tempão verificando, só no início do segundo tempo do jogo é que eles comprovaram que o site que eu tinha entrado era falso! E ainda me fizeram registrar a queixa para “futuras averiguações e aprimoramento do sistema de segurança do Site Oficial”! Aí, quando tudo terminou... a partida também já tinha acabado, né! Buá, buá...
            - TB, sou eu agora! E ficou por isso mesmo, não foste reembolsado? – A Juju agarrou o celular do Zequinha antes que o TB desligasse.
            - Nem sei se serei ou não, mas o meu maior dano é de novonão ter assistido o jogo...
            E o TB desligou chorando, inconsolável. Na TV do Café Seleção Brasileira passava uma reportagem sobre a Medalha de Prata que o atleta brasileiro Felipe Wu havia conquistado na véspera pelo tiro com pistola e todos no Parque Olímpico comemoravam ao fundo: “Viva o torcedor brasileiro!!!”

 

Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
Assalto Triplo sem Barreiras
Ana Esther
(23/08/2016)
            A Juju e o Zequinha combinaram com um casal amigo de se encontrarem no Café Seleção Brasileira para assistirem Brasil X Dinamarca juntos para não correrem o risco de pegarem no sono com mais um entediante empate sem gols. A Juju prometeu aos amigos ler o torpedo do Teófilo Brás somente quando já estivessem todos reunidos.
            = Pô, o TB é da época do torpedo? – O Olívio ria de tal excentricidade e ia pedindo ao garçom Gildásio uma rodada de Chopes Espírito Olímpico para os quatro por conta dele.
            - Imagina se aquele celular cacareco do TB ia acessara internet??? – A Juju também ria e procurava o torpedo do Teófilo Brás. – Não acredito!Olhem só o que aconteceu com o TBzinho... “J e Z, agora estou bem. Tôno táxi indo p/estádio. Fui assaltado c/canivete, roubaram meu celular velho. Na sala de espera lotada da Emergência do hospital, com dor e ensanguentado, não reparei que roubaram a sacola do lanche da minha mochila. Levei 15 pontos no braço. Tive alta só agora. Ligo p/vocês do estádio. TB
            - Cruzes! Roubado duas vezes... – A Donalda fez o sinal da cruz e segurou a mão do Olívio, seu marido. - De quem será o celular que ele usou? Será que ele tem dinheiro?
            - Vou telefonar pra ele! – A Juju já digitava o número novo do TB enquanto na TV do Café saia o primeiro gol do Brasil. Só na mesa deles não houve comemoração. Estavam preocupados com o amigo. As ligações da Juju caiam na caixa postal.
            E os gols doBrasil se sucederam até o alentador placar final de 4 X 0 contra a Dinamarca. No meio da enorme algazarra coletiva no Café, com torcedores surpresos, mas desvairados de alegria, o telefone da Juju tocou. Uma ligação a cobrar do Teófilo Brás.
            - Juju!Eu tô ligando a cobrar porque gastei todo o meu dinheiro restante pra comprar o celular, mas fiquei sem créditos...
            - Tudo bem, TB.E aí, comemorando o sonho realizado de ver o jogo da seleção?!!
            - Nããão! Eu tô ligando da Delegacia de Polícia, foi aqui que eu vi parte do jogo.
            - Na Polícia? – A Juju olhou para os amigos com as sobrancelhas arqueadas pelo suspense dramático. – Está tudo bem contigo?
            - Depois de três assaltosaqui em Salvador!Pelo jeito o esquema olímpico de segurança não funcionou fora do Rio... Omeu táxi caiu no golpe das tachas na rua,quase derrapamos.Aí, os assaltantesnos mandaram sair do carro. Não quiseram nada da minha mochila, nem o ingresso do jogo! Só levaram o dinheiro do motorista que também está aqui.
            - Bom, pelo menos tu estás quase são e salvo! – A Juju tentou animar o amigo.
            - Que baita azar. Será que nunca vou ver um jogo da Seleção na Olimpíada?
            - Olha só, TB, com essa vitória tu ainda tens pelo menos mais uma chance!!! –O Zequinhao consolou meio na gozação e piscou para os amigos.
            - Oh, Zequinha... é isso aí.Não posso me deixar abater. Valeu mesmo, amigo! – O Teófilo Brás respondeu sério e resoluto e ainda escutou o Gildásio berrando adoidado no Café: “Viva o torcedor brasileiro!”






 
Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
Laranjas Olímpicos
Ana Esther
 (24/08/2016)
            Empolgados com as perspectivas favoráveis da Seleção Brasileira na Olimpíada do Rio após a goleada sobre a Dinamarca, o pessoal do Café Seleção Brasileira montou uma festança com um rodízio especialmente preparadopara os fregueses durante a transmissão do jogo Brasil X Colômbia. AJuju e o Zequinha,naturalmente, estavam lá em sua mesa cativa.
            - Gente, desta vez o TB vai mesmo ver o jogo da Seleção! Ele acabou de me enviar um torpedo dizendo que já está lá dentro do estádio Itaquerão, sentado esperando a partida começar. – A Juju avisou o Zequinha com a voz embargadapela felicidade do amigo.
            - Viva o TB!!! – Os doisbrindaram juntos.
            O jogo iniciou e todos se apavoraram com o rumo violento que a partida parecia estar tomando. Só puderam mesmo respirar com tranquilidade após o apito final do juiz decretando a vitória de 2 X 0 contra a Colômbia! A Juju, o Zequinha e, a essas alturas, até o garçom Gildásio teve permissão do chefe para juntar-se à rodada de Chope Espírito Olímpico cortesia da casa para comemorar o momento decisivo para a Seleção na Olimpíada.
            Passada a euforia inicial, todos comentavam o jogo animadamentesaboreando o rodizio dos incríveis Petiscos Olimpíada Rio 2016. Até que o celular da Juju tocou. Era o Teófilo Brás! Contudo, a voz dele estava mais para velório do que para festança...
            - TB, o que houve, cara? Que voz de funeral é essa? Não viste o jogo? – O Zequinha surrupiou o celular da mão da Juju, pois pensava em tirar sarro do amigo.
            - Estou detido na saleta da Delegacia dos Turistas aqui em São Paulo... A Polícia Federal me trouxe pra cá junto com um político corrupto que eles estavam vigiando.
            - Polícia Federal? Mas tu já não estavas no estádio, TB?
            - Sim, Zequinha, mas um senhor ao meu lado puxou papo e me contou que era de uma ONG para fomentação de atletas mirins e me convidou para preencher uma ficha de adesão como patrocinador. Eu adorei a iniciativa e preenchi o papel, cheguei até a assinar...
            - TB, seu doido! Como é que tu assinas um negócio assim, é perigoso! – O Zequinha girava a cabeça embasbacado com a ingenuidade do Teófilo Brás.
            - Nem me fala! A sorte é que os policiais viram tudo e nos prenderam em flagrante!
            - Sorte?
            - Sim! Poderia ter sido pior se eles não estivessem seguindo o corrupto. O tal papel era escrito com uma tinta que depois sumia e por baixo havia outro texto que tornava quem o assinasseum laranja, dono de uma empresa de lavagem de dinheiro no Caribe... A Polícia viu que eu era apenas mais um babaca enganado. Olha só do que eu me livrei!!!
            - TB, tu és mesmoum babaca, cara! Bem feito pra ti que perdeste o jogo, mereceste.
            - Pô, Zequinha, pega leve, eu estou super triste...
            - Calma, TBzinho, agora sou eu. O Zequinha ficou muito preocupado contigo! Mas te toca logo para o Rio de Janeiro, terás mais duas chances de ver a Seleção Brasileira jogar... E te lembra da musiquinha: Viva o torcedor brasileiro!!!
            - Ai, Juju... até tu a fazer troça de mim... – O Teófilo Brás desligou com voz de choro.



Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
Mentira Olímpica tem Perna Curta
Ana Esther
(03/01/2017)
            Mais faceiro era impossível... o Teófilo Brás tinha em suas mãos a entrada que lhe permitiria realizar o seu maior sonho: assistir a uma partida da Seleção Brasileira de Futebol Masculino. Embora não fosse pela Copa do Mundo como ele idealizara de início, ao menos seria a oportunidade de testemunhar a conquista do Ouro Olímpico inédito tão desejado!
            Era isso o que o Teófilo Brás estava contando ao frentista do posto de gasolina onde o táxi que ele pegara havia parado para abastecer quando um tresloucado assaltante ameaçou-os com uma arma enorme que mais parecia coisa de guerrilheiros... O motorista e ele entregaram suas carteiras e celulares (novamente o Teófilo Brás fica sem o seu!) ao meliante. Desesperados, os dois correram para a Delegacia de Polícia dar queixa do ocorrido. O Teófilo Brás nem queria, pois o seu ingresso não fora roubado e ele não estava muito longe do Maracanã para a partida entre Brasil X Honduras!Era cedo ainda, mas azarado como ele só, não queria arriscar...
            Enquanto isso no Bar Seleção Brasileira, o garçom Gildásio acabava de trazer para os seus fiéis fregueses Juju e Zequinha os cafés Ouro Olímpico e porções de coxinhas Recorde Olímpico, de espetinhos de queijos grelhados Recorde Mundial e uma Pira Olímpica de Nozes&Castanhas... Os dois estavam com os nervos à flor da pele e precisavam de um bom “combustível” para aguentarem aquela partida tão decisiva.
            - E o Seu TB, será que desta vez assiste a partida?
            - Ai, Gildásio, cruzes... Mas o que poderia acontecer pra impedi-lo novamente?
            - Oh, vai começar o jogo, pessoal! Não fiquem azarando o TB que de azar ele já está cheio!!! – O Zequinha falou enquanto puxava um cubo de queijo do espetinho.
            De volta ao Rio de Janeiro, não no Maracanã, mas ainda na Delegacia de Polícia, os agentes implicaram com o Teófilo Brás quando ele informou sua profissão: professor da rede estadual.
            - Hummm... isso é por demais suspeito... Como é que você tem dinheiro para vir como turista ao Rio de Janeiro e ainda por cima para assistir um jogo no Maracanã que é caríssimo para o salário de professor?
            - Bom, policial, eu economizei por um tempão, fiz também um empréstimo... Ah, e vim nadando até o Rio pra entrar no ritmo olímpico, sabe como é, né... – Brincou o Teófilo Brás com a voz trêmula de nervoso.
Porém, o agente não encarou aquilo como brincadeira e fitou-o pensativo.
- Ahá! Bem que eu achei a sua cara meio conhecida! Você está zombando de mim, seu gringo... Você não é nenhum professor! Você é o tal do nadador americano mentiroso!
Bom, nem precisa contar que até que o Teófilo Brás conseguisse desfazer o mal-entendido, a Seleção Brasileira já havia goleado Honduras por 5 X 0 sem que o pobre sequer o imaginasse. Só escutou pelas TVs da vitrine da loja ao lado da Delegacia: Viva o torcedor brasileiro!!!!!!!!!!!




Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo
em...
 
Realizando Sonho ou Pesadelo?

 Ana Esther
 (10/05/2017)

            Um sábado de decisão da Medalha de Ouro da Olimpíada do Rio 2016 no estádio do Maracanã, poderia o Teófilo Brás desejar melhor sorte? O mundo inteiro de olho no Rio de Janeiro e ele com o ingresso para a partida na mão! Depois de haver perdido todas as chances que tivera de assistir as partidas da Copa do Mundo 2014 no Brasil e de ter passado por tantas desventuras durante os dias olímpicos no Rio... é chegada a vez de realizar o seu sonho de assistir, no estádio, um jogo da Seleção Brasileira de Futebol Masculino! Agora nada o impediria, ele tinha certeza disso. Tão fã que fora do Felipão, já havia adotado agora o magnífico técnico Rogério Micali como seu mais novo ídolo, virou fã de carteirinha, fosse qual fosse o resultado da partida final, afinal de contas a Prata já estava garantida.
            Tão emocionado e empolgado o Teófilo Brás estava que nem percebeu um grupo raivoso aproximando-se dele junto ao portão de entrada para o Maracanã. Uns fanfarrões haviam se fantasiado de Ex-Presidenta Dilma, de Ex-Presidente Lula, de Presidente Temer e outros de Juiz Sérgio Moro e assessores da Operação Lava Jato. Essa mistura explosiva acabou em briga e a polícia precisou intervir. Resultado: sobrou spray de pimenta nos olhos do Teófilo Brás. Ele não enxergou mais nada. Queriam levá-lo ao hospital, porém ele lutou bravamente e insistiu em entrar no estádio pois, com certeza, aquele efeito passaria logo.
            Enquanto isso, no Café Seleção Brasileira, o garçom Gildásio levava uma rodada do Chope Espírito Olímpico e uma porção de Aipim Frito Decisão Final para a Juju e o Zequinha em sua mesa de sempre.
            - Vai começar o jogo, Gil, e logo contra a Alemanha, que carma! – O Zequinha terminou de falar já com um pedação de aipim frito na boca.
            - E desta vez o Seu TB está lá vendo tudinho, até que enfim!
            - Ih, Gil, é o TB no celular... só falta ele ter ido parar na Delegacia de Polícia de novo...
            A Juju escutou a história do Teófilo Brás e depois contou-a aos amigos. Quando perceberam que ele estava bem, desataram numa boa gargalhada.
            - Acho que logo o efeito do spray de pimenta passará! – O Zequinha riu com uma interrogação nas sobrancelhas.
            - Tomara, Seu Zequinha! – O garçom Gildásio levantou as mãos para o alto e foi aumentar o som da TV pois o jogo já iria começar.
            De volta ao Maracanã, nada do Teófilo Brás enxergar... A partida iniciou e ele não viu nada, nem cerimônia, nem jogadores, nem técnico. Ainda bem que pôde escutar tudo em seu radinho de pilha... Um senhor ao seu lado lhe narrou os acontecimentos durante as cobranças dos pênaltis. Sim, os pênaltis que deram ao Brasil a tão aguardada Medalha de Ouro Olímpica!
         “E viva o torcedor brasileiro!”
         Após os momentos iniciais de comemoração coletiva no Café Seleção Brasileira, a Juju ligou para o Teófilo Brás.
          - Oh, Juju, que maldição... Quando eu consigo finalmente realizar o meu sonho eu não consegui enxergar NADA...
          - Pôxa, TB, olha pelo lado positivo, pelo menos tu pudeste escutar e sentir as emoções de estar aí neste momento histórico... – A Juju resolveu passar o fone para o Zequinha.
       - TB, meu amigo, vou te dar uma Medalha de Ouro de Torcedor Brasileiro Mais Azarado do Mundo!
        - Pô, Zequinha... Oh, cara... eu não acredito! Agora que estou saindo do Maracanã, estou voltando a enxergar...
         - Isso é um sinal, cara... Vê se tu agora enxergas por aí algum corrupto que superfaturou com a Copa do Mundo e a Olimpíada no Brasil!!!

 E viva o torcedor brasileiro!!!

 


4 comentários:

Adamar disse...

Ana: Gostei muito da caracterização do personagem e, claro, da sua história. Posso dizer que é "show de bola" mesmo. Abraço prá você e pro nosso amiguinho Professor TB.

Oficina Literária Letras no Jardim disse...

Gosto muito como você escreve. Sou sua fã. Bj, Milka Plaza.

Cláudio de Oliveira disse...

Esse Prof. TB é o maior barato. Gostei da narrativa. Abraços Ana.

Falcão Peregrino disse...

Muito interessante o texto e seus personagens participam das coisas que acontecem próximo a estádios em dia de jogo. Parabéns.